Então, primeiro faça o download da library para poder referenciá-la em seu projeto web. Eu fiz o download da library e a descompactei em: C:\Program Files\itextsharp-5.0.4-dll
Para demonstrar como usar esse recurso, vou usar o Visual Web Developer 2008 Express Edition e criar um novo web site (New Web Site) usando o template ASP .NET Web Site chamado ASPNET_PDF usando a linguagem Visual Basic. (poderíamos ter usado a linguagem C#).
Agora vamos referenciar a library iTextSharp em nosso projeto:
No menu WebSite, selecione Add Reference e, em seguida, clique na aba Browse da janela Add Reference e localize o lugar onde você descompactou a biblioteca iTextSharp, selecionando o arquivo itextsharp.dll e clicando em OK.
Agora vamos definir o seguinte leiaute no arquivo Default.aspx:
Através do menu Table -> Insert Table, inclua uma tabela com 5 linhas e 2 colunas e, a seguir, inclua os seguinte controles na tabela:
- TextBox - txtTextoPDF
- TextBox - txtNomeArquivoPDF
- Button - btnGerarPDF
Agora no arquivo code-behind Default.aspx.vb vamos definir os namespaces usados no projeto:
- Imports System
- Imports System.IO
- Imports iTextSharp.text
- Imports iTextSharp.text.pdf
No evento Click do botão de comando btnGerarPDF, vamos fazer a chamada da rotina que iremos criar para gerar o arquivo PDF:
A rotina gerarPDF() está usando o texto a ser gerado no arquivo PDF e o nome do arquivo pdf que será gerado.
A rotina gerarPDF() possui o seguinte código:
Vamos entender o código acima.
Na primeira parte do código, estou verificando se o nome do arquivo informado possui a extensão .pdf; nesse caso, eu removo a extensão.
A seguir, eu monto o nome do arquivo, adicionando os milissegundos da data obtida para, dessa forma, ter um nome único de arquivo a cada geração.
A seguir é que entra a criação do arquivo PDF:
- criamos uma instância de um documento através da classe Document;
- criamos um arquivo PDF usando o nome gerado usando a propriedadeRequest.PhysicalApplicationPath, que obtém o caminho do Sistema de arquivos físicos do diretório raiz do aplicativo de servidor atualmente em execução. Dessa forma, os arquivos serão gerados na raiz da aplicação;
- abrimos o documento e incluímos o texto informado, e depois fechamos o documento;
- para exibir o documento, usamos o Response.Redirect.
Na figura a seguir, vemos o resultado do arquivo PDF gerado sendo exibido:
Viu como é simples gerar arquivos PDF em aplicações web usando o iTextSharp? É claro que existem outros recursos que não foram mostrados, através dos quais podemos gerar documentos mais complexos, mas eu pretendo mostrar isso em outro artigo.
Até o próximo artigo ASP .NET.
Pegue o projeto completo aqui: ASPNET_PDF.zip
Eu sei, é apenas ASP .NET, mas eu gosto...
Fora de tópico Mostrar Código Esconder Código Mostrar EmoticonEsconder Emoticon