A poucos dias atras em uma discussão casual entre amigos sobre sistemas operacionais ouvi a seguinte frase de um sujeito que acompanhava calado todo o nosso debate: “Eu nunca usei e nunca vou usar Linux!”. Num primeiro instante perguntei porque e enquanto o sujeito respondia eu fiquei me perguntando se esse cara usava a internet, se tinha um acess point em casa ou mesmo um PS3. Agora você pode estar se perguntando o que isso tudo tem a ver com Linux, e eu te respondo: Tudo!!
Hoje o simples fato de você navegar na internet já significa que você é usuário Linux, pois todos os servidores DNS (Domain Name Service – saiba mais aqui) que são considerados como 'raiz', pois sem eles a internet não funcionaria, rodam Linux. Isso quer dizer que o simples fato de você abrir o site da sua faculdade ou da sua empresa já significa que você usou Linux na sua vida.
Ainda dentro do quesito internet temos outro exemplo, o Google, é sim ele mesmo. Como? Simples. Todos os servidores do Google operam com Linux e todos os seus sistemas são baseados em software livre, mas isso foge ao assunto deste artigo. Desse modo, o fato de você buscar algo no Google, acessar o seu e-mail, ver a analise de acessos do seu site ou usar o Google Docs significa que você é sim usuário Linux.
Partindo para a linha dos sistemas embarcados temos hoje, com boom das redes sem fio, um aparelho muito comum em empresas e residências, o acess point ou 'roteador sem fio' como alguns costumam chamar. Esse aparelhinho que você liga na sua internet, configura e daí a alguns minutos você está conectando com seu notebook de qualquer lugar da casa sem precisar de fios vem com um sistema operacional Linux dentro dele (o que chamamos de sistema embarcado) para gerenciar todas as funcionalidades e configurações possíveis do aparelho. Então vamos a pergunta: Você usa rede sem fio no trabalho, em casa, no café ou em algum outro lugar? Você, com certeza, está usando Linux.
Como último exemplo temos o PlayStation 3, sim, ele mesmo. A Sony utiliza o kernel na sua versão 2.6.21 e além de gerenciar as aplicações do console você também pode executar o sistema operacional direto no console, instalado no seu HD. Isso foi uma excelente notícia para os usuários Linux fãs de jogos, pois significa que brevemente teremos grandes novidades com relação a jogos nos sistemas operacionais Linux para desktop.
Os exemplos acima são apenas alguns dentre tantos que existem por ai. Com isso não quero induzir ninguém a trocar de sistema operacional(claro que se isso acontecer ficarei feliz), mas sim pedir para, antes de responder se usa ou não Linux pensar um pouco no contexto da pergunta. Claro que no exemplo que citei no início do post o sujeito nem tinha ideia de como o Linux fazia parte da vida dele e ele não sabia. Isso tudo só vem a consolidar ainda mais a confiança de sistemas operacionais baseados em Linux e de softwares com código livre. Provando cada vez mais que são mais estáveis, mais seguros e mais baratos que os demais sistemas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fora de tópico Mostrar Código Esconder Código Mostrar EmoticonEsconder Emoticon