Reduzindo Custos e Aumentando a Produtividade em Micro e Pequenas Empresas - Cloud Computing

Este é o primeiro artigo de uma série onde vamos abordar como reduzir custos e otimizar serviços em micro e pequenas valendo-se do que chamamos de Cloud Computing ( Computação em Nuvens ).

O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.

O armazenamento de dados é feito em servidores que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas, serviços ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas
( Fonte Wikipedia - Cloud Computing )

Infra esturutra, profissionais, horas de serviço, imprevistos e especialização custam muito caro para qualquer empresa, mas quando falamos de micro e pequenas empresas isso significa muito, e na maioria dos casos está fora da realidade da empresa.

Cenário

Vamos criar num cenário fictício com empresas fictícias de diferentes segmentos:

    * Sites Web - Empresa de desenvolvimento de soluções para web
    * Editora Livros - Empresa do ramo de edição e produção de livros impressos
    * Distribuidora Geral - Distribuidora de Bebidas e Alimentos


Todo mundo sabe que micro e pequenas empresas tem como forte limitador o capital disponível e que este fator pode ser o diferencial entre a vida longa e próspera da empresa ou a completa falência, mesmo que ofereça bons serviços. Sendo assim pode-se dizer que está fora de questão gastos com pessoal e equipamentos que não correspondam ao expertise do negócio.

Soluções

Telefonia

O primeiro fator essencial para qualquer empresa é um bom atendimento, uma capacidade de absorver seus clientes e captar novos clientes de forma fácil e barata. Gastos telefônicos podem ser estratosféricos quando não gerenciados de forma correta, para isso temos diversas opções, iremos tratar aqui as mais populares no Brasil mas vale ressaltar que dependendo do serviço adotado e de como ele e adotado podem ser combinadas diversas soluções para gerar um unico resultado.

Vamos imaginar que o vendedor precisou viajar da sua Matriz em Piracicaba/SP para atender um cliente em Madrid na Espanha e um novo cliente de Joinville resolve ligar para ele, ao invés de gastar muito com um DDI podemos nos valer de VOIP através de diversos serviços onde aqui citaremos apenas dois:

    * Skype for Business/Skype Manager - O Skype permite a compra de números de acesso através do mundo inteiro inclusive de várias cidades do Brasil como Sao Paulo, Rio de Janeiro, Joinville, Campinas, etc.

      Além disso todos os números podem ser direcionados para um ou mais atendentes utilizando as próprias contas do skype ou serviços de SIP utilizando aparelhos telefônicos IPs.

      Com isso o vendedor pode estar sempre em contato com seus clientes não importa onde eles esteja nem qual cidade o cliente se encontre.

    * PABX Virtual Locaweb - Este é um serviço brasileiro que também fornece números por todo o Brasil e centraliza o antedimento através da internet e permite a comunicação de forma transparente entre o cliente e o vendedor no fluxo Telefone Convencional <-> Internet.

      Esta solução se diferencia por não possibilitar o uso de contas gratuitas de skype mas reduz significantemente os gastos com telefonia.

Existem diversas outras soluções como Google Voice, Gizmo, etc, basta um pouco de tempo e consultas à internet para identificar o melhor serviço para seu negócio. Muitos destes serviços oferecem minutagem gratuita, numeros de acesso gratuitos, secretaria eletronica gratuita, menu eletronico ( URA ) e muitos outros serviços completamente de graça.

Comunicação Integrada, Documentos e Multimídia

Manter todos os membros de uma equipe, clientes e funcionários sempre à mão através de meios rápidos é necessário e para isso é necessário trabalhar de forma rapida e barata com soluções de Emails, Mensagens Instantaneas, Compartilhamento de Documentos, Formulários de Captação e outras formas de comunicação integrada.

    * Google Apps ( http://www.google.com/a ) - É a solução mais classica e mais conhecida, porém poucas pessoas tem real noção de quão poderosa aliada esta ferramenta pode ser. O Google Apps possui versão gratuita e paga, vamos tratar aqui apenas da gratuita afinal nosso intuito é redução de custos.

      Suporta até 50 usuários na versão não-paga e oferece excelentes serviços de Email com armazenamento crescente ( atualmente em 7 GB por conta de email) o que reduz os gastos mensais com infra-estrutura e suporte de servidores de email, integra com chat interno e muitos outros serviços

      Documentos Online com possibilidade e compatibilidade com diversas ferramentas como Microsoft Office, Open Office, Adobe Reader ( PDF ) e muitos outros, Planilhas com suporte a templates ( inclusive com templates para gerenciamento financeiro, organização de projetos, projeções, etc ), Apresentações e Desenhos Vetoriais, tudo isso sem gastar um único centavo com Licenças ou espaço em disco, basta apenas ter um computador com os requisitos mínimos. Aqui podemos tranquilamente dizer que economizamos no mínimo R$ 5.000,00 entre licenças e infra-estrutura sem contar a ausência de necessidade de profissionais especializados para configurar, disponibilizar e manter o serviço.

      Formulários de captação de dados, muito úteis para sistemas de pesquisa online, captação de curriculos, e muitos outros.

      Sistema de hospedagem de sites gratuito.

      Calendário Integrado com emails e dispositivos móveis.

      E muitos outros serviços.

    * EtherPad ( http://www.etherpad.com ) - Ferramenta de edição colaborativa de documentos, permite diversos usuários auxiliar no desenvolivmento ou correção de documentos de forma organizada e eficaz.

      Gratuito desde 2010 quando foi comprada pelo Google.

    * OfficeLive ( http://www.officelive.com/ ) - Similar ao Google Apps mas com as ferramentas da Suite Office da propria Microsoft. Também gratuito.

    * Aviary ( http://www.aviary.com ) - Esta é uma suite gráfica extremamente útil pois compreende Editor de Imagens Avançado, Ferramenta de Captura de Tela, Edição Vetorial, Edição de Efeitos Especiais, Edição de Áudio e Criação musical, tudo isso online e gratuito.

    * YouTube ( http://www.youtube.com ) - Sem dúvida a mais difundida ferramenta de compartilhamento de videos. Os gastos com hospedagem e infraestrutura para streaming de audio e video são altíssimos e serviços como este vem para reduzir drásticamente os gastos.

    * Vimeo ( http://www.vimeo.com ) - Similar ao youtube mas suporta videos mais longos e maiores e possui também uma versão paga com visual profissional e customizável.


Transmissão Audio-Visual e Streaming

Montar um sistema de transmissão ao vivo de qualidade profissional pode ser algo muito caro, ou não, abaixo temos algumas ferramentas utilizando CloudComputing ( GRATUITAS ) que cobrem a demanda:

    * LiveStream ( http://www.livestream.com ) - Ferramenta que possibilita transmissão e programação de estações de TV através do seu browser com suporte a funcionalidades dignas de uma grande emissora.

    * UStream ( http://www.ustream.com ) - Ferramenta leve e poderosa de transmissão ao vivo e integração com redes sociais, permite inclusive a gravação e streaming dos programas gravados ao vivo pelo proprio site.


Dentre muitas outras soluções.

Conclusões e Espectativas

Esta é apenas uma análise superficial sobre as infinitas capacidades e utilidades de se utilizar Cloud Computing, existem muitos outros serviços para auxiliar sua empresa ou mesmo seu dia-a-dia de forma barata ( quando não gratuita ).

Percebe-se que as soluções atendem todos os segmentos citados no inicio deste artigo e que não se restrigem a um unico tipo de negocio.

Mesmo superficialmente podemos afirmar que com a utilização destes pequenos serviços foi possivel economizar aproximadamente R$ 4.000,00 em licenças e pelo menos mais R$ 1.300,00 mensais ( variando claro com a frequencia que seriam utilizados os serviços ). Tudo isso utilizando ferramentas que podem ser acessadas de qualquer computador em qualquer sistema operacional que suporte tecnologias web 2.0 ( praticamente qualquer desktop no mercado atual ).

No próximo artigo irei abordar mais profundamente como integrar sua empresa utilizando Google Apps e Como montar uma estrutura eficaz de atendimento telefônico utilizando custos baixíssimos ( até 90% menos do que utilizando os meios convencionais ).
Obrigado pelo seu comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Programador GB