Compartilhar é a palavra de ordem da web. Mas para que isto aconteça é preciso conteúdo e, principalmente, pessoas dispostas a produzir. E para incentivar a ideia, os criadores doTwitter e do Blogger resolveram lançar uma nova plataforma social: o Medium. De forma resumida, é como se a estrutura dos blogs fosse adaptada para a lógica das mídias digitais da atualidade.
A intenção do Medium é ser um lugar onde as pessoas publiquem textos com mais de 140 caracteres. Seu foco é nas palavras e nos conceitos que elas formam, com um visual bem amigável para escrever e ler. Um detalhe muito interessante é inclusive o indicador de tempo estimado de leitura, logo abaixo do título, baseado no número de caracteres dos artigos.
Simples, os textos podem ser acompanhados, ou não, por imagens, seja de pensamentos profundos ou gatos fofinhos – com ou sem filtros retrô. Não há barras de menus, cabeçalhos pomposos, plug-ins ou penduricalhos de configurações. O máximo de customização são alguns detalhes no perfil pessoal, que pode ser integrado com o Twitter.
A estrutura foi pensada para ser adaptada automaticamente a novas tecnologias, sendo oconteúdo legível da mesma forma em locais diferentes. Sua lógica é centralizada em uma lista de temas (como “Melhor coisa que encontrei online hoje” ou “Mudando Cidades” por exemplo), os quais os usuários podem alimentar com seus textos.
As publicações têm repercussão baseada em algoritmos e curadoria dos usuários, que recomendam (é o botão “curtir” do Medium) o que gostam. Outro detalhe bem legal é queé possível comentar em cada parágrafo do texto, contribuindo de forma coletiva com a construção de uma ideia apresentada. O mais intrigante é que, apesar de estar em uma plataforma social, não há formas de vínculo (pedido de amizade ou seguir) entre os usuários.
O único ponto negativo é que não há (ainda) um aplicativo para dispositivos móveis. Além disso, as produções são predominantemente em inglês (porém são textos leves e fáceis de entender). Mas o potencial do Medium é muito grande para jornalistas, escritores e outras pessoas que buscam um sistema melhor para produzir e compartilhar textos mais elaborados que alguns cliques.
Se você quiser ler os textos que eu recomendo por lá é só clicar aqui.
Fora de tópico Mostrar Código Esconder Código Mostrar EmoticonEsconder Emoticon