HTML NÃO É LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO


Uma grande confusão feita por alguns desenvolvedores ou estudantes é passar o conceito de que o HTML é uma linguagem de programação, conceito esse que está incorreto. Para iniciar a explicação para isso basta relembrar um pouco da história da linguagem e seu real objetivo de criação.
O HTML é uma abreviação de Hypertext Markup Language ou Linguagem de Marcação de Hypertexto, isso significa que é uma linguagem criada para publicação de conteúdo na web, podendo conter texto, imagem, vídeo, áudio entre outras formas de representação de conteúdo. Os elementos não estão conectados linearmente como se fossem textos de um livro, mas sim de forma imprevista que permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas.
Historicamente a linguagem foi desenvolvida originalmente por Tim Berners-Lee que baseou-se na linguagem SGML. O HTML ganhou popularidade quando o Mosaic – browser desenvolvido por Marc Andreessen na década de 1990 – ganhou força. A partir daí, desenvolvedores e fabricantes de browsers utilizaram o HTML como base, compartilhando as mesmas convenções.
Desde o início, a principal ideologia dos apostadores no HTML era criar uma linguagem independente de plataformas, navegadores e outros meios de acessos. Com isso o objetivo era fornecer a possibilidade de se criar apenas um código HTML e este código ser lido por diversos meios, desta forma o HTML contribuiu com o desenvolvimento da Web sem proprietários, sem formatos limitados e incompatíveis.
Conforme o surgimento de necessidades houve melhorias nos documentos criados com esta linguagem de marcação, foram lhe adicionados possibilidades, e uma delas foi a criação de documentos inteligentes, que realizavam cadastros, exibia conteúdos conforme uma base de dados além de jogos.  A partir destas necessidades algumas linguagens de programações passaram a ser utilizadas Há diversas linguagens para isso, as mais comuns são PHP, ASP, JAVASCRIPT.
Para definir ainda melhor, podemos dividir a web em 3 camadas,  a primeira é a responsável pelo conteúdo, esta então contém o HTML. A segunda camada é responsável pela apresentação do documento, logo, nesta  camada estão os códigos em CSS. A terceira e última camada é a responsável pelo comportamento da página, então nesta camada estará toda a lógica e programação. Ou seja, as linguagens de programação fica responsável pelo desenvolvimento de algorítimos e funções, já o HTML fica responsável pela formação e estruturação do documento em si.
Em suma, o HTML (seja em qualquer versão) tem como objetivo a marcação de textos, estas marcações são feitas para configurar um documento, quando há necessidade de construir documentos inteligentes é necessário uma linguagem específica para administrar toda a lógica da aplicação.
Obrigado pelo seu comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Programador GB