Briga faz administradores dividirem Pirate Bay



O Pirate Bay parece mesmo estar prestes a voltar ao ar na próxima semana e, para os fãs de séries e filmes baixados, tudo parece que vai ficar bem. Isso, porém, não vale para a equipe responsável pelo serviço que, de acordo com o site Torrent Freak, teria se dividido após diferenças de opiniões quanto aos rumos da plataforma. O sistema que está prestes a ressuscitar, de acordo com um de seus ex-administradores, não deve contar com nenhum dos responsáveis originais.
Quem fala é o desenvolvedor WTC-SWE. Sob pseudônimo, claro, ele era um dos membros que mantinha o Pirate Bay no ar até a batida policial do final do ano passado, na Suécia, que apreendeu servidores e foi responsável por retirar o serviço do ar. Ele afirma que a baía pirata prestes a voltar a operar na próxima semana não tem nada a ver com a proposta original.
Além disso, ele explica que um dos responsáveis tomou, sozinho, a decisão de reduzir a equipe original de administradores e, nesse processo, “demitiu” todo o time que cuidava originalmente do site. A ideia do indivíduo não identificado seria de um site que se alimenta sozinho com a ajuda de usuários, que seriam capazes de registrar novos torrents, indicar os falsos, lidar com a moderação da comunidade e com as centenas de bugs que existiriam no sistema.
Isso, aparentemente, seria impossível, mas a insistência levou a uma cisão no grupo. Agora, WTC-SWE diz ter o desejo de lançar um novo serviço de torrents baseado no backup do Pirate Bay “original” e, para isso, conta com a ajuda até mesmo de administradores antigos, que não estavam mais envolvidos com as versões mais recentes do serviço.
Segundo ele, é apenas uma questão de tempo. Ao lado de seus companheiros, a hora é de “limpar” o código do serviço e minimizar os bugs do sistema. Depois, novas mecânicas de moderação e disponibilização de conteúdo serão implementados para que, ainda neste ano, o “verdadeiro” Pirate Bay volte a operar da forma como todos conhecem e com seus administradores originais.
Para completar, em tom de ameaça, WTC disse que ele, assim como os outros responsáveis pela plataforma, não irão aceitar as atitudes do site atual nem o comportamento de seu administrador. Seja lá o que isso significa, parece que a batalha dos torrents, como vem sendo chamada, ainda está longe de acabar.

Criatura estranha

São problemas desse tipo que levaram um dos fundadores do Pirate Bay, Peter Sunde, a dar declarações contra o retorno do serviço. Em dezembro, pouco após a ação que tirou o site do ar, o engenheiro responsável pelo funcionamento inicial da plataforma disse que o tracker de hoje se parece muito pouco com o que foi idealizado há anos e passa ainda mais longe de seu ideal original.
Segundo ele, o Pirate Bay funciona com código defasado e uma arquitetura completamente obsoleta. Isso transformou o site em um gargalo de dinheiro, que tenta ser tapado por seus administradores com a inclusão de mais e mais anúncios – muitos de péssimo gosto – nas páginas do serviço.
Para Sunde, o ideal seria que o serviço fechasse as portas de vez e que fosse lembrado pelo que um dia representou no passado. Com isso, pensa ele, ideias melhores e, principalmente, mais funcionais teriam espaço amplo para crescer e prosperar.
Obrigado pelo seu comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Programador GB