Faz algum tempo que venho prometendo postar algo exclusivo sobre o Sublime aqui no blog  mas esteeditor de códigos já esta presente na maioria dos vídeos produzidos canal no youtube. Todo e qualquer código que preciso mostrar nos TekCasts  utilizo este aplicativo e acredito que isso não irá mudar por um bom tempo.
Claro que o Sublime (sublaime) merece um vídeo só dele, mas enquanto isso não acontece, hoje vamos apresentar algumas dicas interessantes para quem está começando a utiliza-lo. Neste artigo você verá 8 Extensões e Plugins Essenciais  para utilizar com este incrível programa de edição de códigos e de quebra vai conhecer também alguns atalhos importantes que irão otimizar a tarefa de codificação.
Seja bem-vindo ao primeiro artigo exclusivo sobre o Sublime aqui no TekZoom!

Sublime Text – Antes de começar…

Sublime Text
Editor de Códigos
Sublime é um software pago, mas pode ser baixado gratuitamente e utilizado por tempo indeterminando. O ideal é que você compre uma licença caso for utiliza-lo em alguma empresa ou equipe de desenvolvimento. Como o programa possui recursos sensacionais que facilitam a vida do programador é sempre bom ajudar na sua melhoria e nada melhor que apoiar financeiramente seus criadores.
De qualquer forma o download pode ser feito sem nenhum custo inicial.
O programa possui versões para WindowsMac OSX e Linux. Não existe desculpa para não utiliza-lo :)
Outra etapa importante antes de iniciarmos este artigo é realizar a instalação do Package Control. Com este pacote instalado você poderá descobrir, instalar e gerenciar plugins, por este motivo ele é importante e precisa ser o primeiro passo.
A instalação é simples:
  • Abra o Sublime e pressione CTRL + ` para abrir o Console (View > Show Console)
  • Copie e cole o código (Exemplo abaixo) na linha de comando e pressione Enter.
import urllib2,os; pf=’Package Control.sublime-package’; ipp=sublime.installed_packages_path(); os.makedirs(ipp) if not os.path.exists(ipp) else None; urllib2.install_opener(urllib2.build_opener(urllib2.ProxyHandler())); open(os.path.join(ipp,pf),’wb’).write(urllib2.urlopen(‘http://sublime.wbond.net/’+pf.replace(‘ ‘,’%20′)).read()); print(‘Please restart Sublime Text to finish installation’) 
  • Aguarde a instalação e após a mensagem de conclusão reinicie o Sublime
Para instalar qualquer uma das extensões basta utilizar o atalho CTRL + Shift + P (Windows) / CMD + Shift + P(Mac) e digitar Install. Selecione Install Package. Agora é só procurar as extensões que vamos falar abaixo.
Ficou confuso? Não se preocupe! O primeiro contato com estas informações pode parecer complicado e isso é normal. Tente até conseguir, não desista!
Agora chegou a hora das dicas :)

Emmet

Emmet é a evolução do Zen Conding, que por sinal é utilizado por 6 entre 10 desenvolvedores front-end. Ele é basicamente uma ferramenta para agilizar o desenvolvimento de páginas HTML e arquivos CSS através do uso de abreviações. Você pode simplesmente digitar uma linha com o seguinte conteúdo: “ul>li*4″ e ao pressionar [TAB] o resultado será uma lista com 4 itens.

AutoFileName

Este é importante para quem vai abandonar o Dreamweaver de vez. Ele completa o caminho das Pastas e Arquivos que você pretende utilizar no CSS e HTML. Muito útil e sem dúvida alguma um recurso indispensável.

Git

Mais um que não pode faltar! Este plugin faz a integração entre o Sublime Text 2 e um sistema de controle de versão e gerenciamento de código fonte (Git). Se você trabalha com versionamento de código não pode ficar sem conhecer esta extensão.

Placeholders

Com este plugin instalado você poderá criar conteúdos temporários para seus arquivos HTML. Você pode incluir imagens, listas e formulários apenas para marcação e depois edita-los ou simplesmente excluir após utiliza-los.

Clipboard History

Você costuma copiar trechos de seus códigos enquanto faz a codificação? Então vai gostar de utilizar este plugin. Ele guarda o histórico de todo o conteúdo que você copiar para a área de transferência. Depois de utilizar várias vezes o CRTL+C é só utilizar CTRL+ALT+V para visualizar o histórico de tudo que foi copiado.

Local History

Este é simples mas muito importante. Ele armazena um histórico dos seus arquivos localmente. Você poderá utiliza-lo para realizar backups, comparações e até mesmo alterações.

GoToOpenFile

Outra extensão muito simples, mas muito importante para agilizar o desenvolvimento. Com ele instalado você poderá visualizar de forma rápida todos os arquivos abertos em seu projeto. Utilize CTRL+SHIFT+O para navegar entre os arquivos.

JSFormat

Precisa identar seu JavaScript? Este plugin faz isto para você de forma rápida e eficaz. Identar não é simplesmente para deixar o código bonito, mas principalmente para facilitar a sua leitura. Para utiliza-lo utilize CTRL+SHIFT+P > format.

Em breve terá mais!

Claro que o Sublime merece cada vez mais artigos aqui no blog, por este motivo ele será o editor de códigos oficial do site. Fique ligado nos próximos TekCasts. Sempre irei demonstrar algum recurso interessante ou até mesmo novos plugins.
Tem algum plugin ou extensão que gostaria de incluir nesta lista? Deixe nos comentários!
Espero que tenham gostado e não deixe de Curtir e Compartilhar para o trabalho continuar :)
Até!